Análise de privacidade do SWAN.community e United ID 2.0

 No início deste verão, iniciamos uma série de posts de blogs analisando os méritos técnicos das várias propostas publicitárias de preservação da privacidade por aí. Nosso objetivo é avançar no debate e ajudar a quebrar esse tema complexo. Nesta nova adição a esta série, olhamos para as propostas SWAN.community e United ID 2.0. Realizamos uma análise detalhada e este post fornece um resumo.



A conclusão de nossa análise é que, do ponto de vista puramente técnico, essas propostas são uma regressão na privacidade na forma que permitem o rastreamento de usuários que atualmente estão protegidos contra o rastreamento.

  • O SWAN e o Unified ID 2.0 descrevem uma nova abordagem para o rastreamento web. Eles fornecem um serviço que atribui um identificador pseudônimo a cada usuário que pode ser usado para rastreamento ou segmentação de anúncios. Embora essas propostas não dependam de cookies de terceiros, elas dependem de outros mecanismos técnicos, como o rastreamento de redirecionamento (também conhecido como rastreamento de bounce) no caso do SWAN ou o uso de identificadores primários, como endereços de e-mail no caso do UID2, para contornar mecanismos anti-rastreamento do navegador.
  • Essas propostas dependem fortemente dos controles de políticas: pedir ao usuário o consentimento antes de rastreá-las e, em seguida, restringir o uso de dados de rastreamento. No entanto, não é possível que o usuário verifique se essas políticas estão sendo seguidas e não está claro se será prático aplicá-las. Mesmo que essas políticas fossem mais fortes e claramente aplicáveis, o resultado final seria um grande número de entidades que possuem histórico de navegação de usuários, que é precisamente a situação que os navegadores estão tentando corrigir atualmente.

A publicidade é central para a economia da internet. Mas é muito intrusivo. É alimentado por vigilância onipresente e é frequentemente usado de maneiras que prejudicam indivíduos e sociedade. Como fabricante de navegadores e como uma organização apoiada por organizações sem fins lucrativos impulsionada por uma missão clara, queremos garantir que os interesses dos usuários sejam representados e que a privacidade seja uma prioridade.

Com o debate atual sobre a publicidade que preserva a privacidade, temos agora uma oportunidade real para desafiar o status quo e melhorar as propriedades de privacidade da publicidade online — uma indústria que não vê melhorias na privacidade há anos. As tentativas da indústria publicitária de melhorar a privacidade por meio de iniciativas voluntárias e baseadas em políticas falharam comprovadamente. Essas propostas dependem desses mesmos mecanismos fracassados.

À medida que continuamos a explorar propostas de publicidade de preservação da privacidade, nosso plano no navegador Firefox é reforçar as proteções de privacidade e segurança que oferecemos, com o objetivo de eliminar totalmente o rastreamento entre sites do navegador. Esse é o trabalho que iniciamos com o lançamento da Proteção de Rastreamento Aprimorado em 2019 e esse trabalho continuará.

Confira nossa análise do SWAN e do Unified ID 2.0.

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