Moderno e limpo novo Firefox abre caminho para tudo o que você precisa online


 Partimos em 2021 para reimaginar o design do Firefox para ser rápido, moderno e convidativo na primeira vez que você executá-lo e todos os dias depois. Nós sempre te apoiamos na privacidade, e ainda temos. Agora, com o novo lançamento do Firefox de hoje, também estamos trazendo um novo visual moderno projetado para agilizar e acalmar as coisas para que você tenha uma nova experiência na Web toda vez que você usa o Firefox.

Estamos vivendo um tempo frenético, onde as pessoas estão lidando com mudanças difíceis em nossas vidas diárias e problemas difíceis de resolver estão surgindo em todos os lugares. Achamos que o navegador deve ser um software em que você pode confiar para ter suas costas, agradável de olhar e trabalhar perfeitamente com a web.

Também estamos em uma missão para economizar tempo, seja fazendo com que as páginas carreguem mais rápido, usando menos memória ou simplificando o uso diário do navegador. Um bom design é invisível. Então, se as coisas funcionarem, você não pensa nisso. Mas uma tonelada de pensamento foi colocada no fluxo. Nossos usuários que tentaram o novo Firefox disseram: "o fato de que eu estava usando um novo navegador entrou no fundo da minha consciência". E era isso que estávamos procurando.

Os lançamentos de desktop e mobile de hoje representam os toques intencionais e atenciosos que fizemos para lhe dar uma experiência segura, calma e útil online. Fizemos essas mudanças com você e seus hábitos online em mente. Confira você mesmo:

Firefox de hoje te leva onde você quer ir online

Aqui está um resumo rápido e fácil do que você vai encontrar:

Para começar, limpamos a quantidade de coisas que exigem sua atenção desde solicitações e notificações até ações na barra de menu.

  • Navegação simplificada e sem ônus: O primeiro passo para ir a qualquer lugar on-line é a barra de ferramentas, basta digitar a URL e pressionar o retorno/enter, e você está desligado. De certa forma, esta área serve como painel do seu carro que você olha toda vez que você fica ao volante. Mantivemos isso simples e focado nessas três áreas-chave da barra de ferramentas: 1) Navegação – para trás, para frente e atualização 2) Barra de Endereços – escudo de privacidade (para que você saiba que suas informações ambientais estão sempre protegidas), bloqueio de segurança e onde digitar em sua URL. 3) Configurações usadas com frequência – modo leitor, nível de zoom e marcador. Nossa intenção era tornar mais fácil para as pessoas se concentrarem nos itens usados com frequência nesta área e facilmente chegar onde precisavam ir.
  • Menus simplificados sem desordem: Existem muitas maneiras de chegar às suas preferências e configurações, e descobrimos que as duas formas mais populares eram: 1) o menu de hambúrguer – botão na extrema direita com três linhas horizontais iguais – e 2) o menu com clique com o botão direito do mouse. Então, priorizamos o conteúdo com base no que as pessoas clicavam quando visitavam o menu. Tornando os rótulos menos enigmáticos e claros e mais fáceis de entender, e removemos alguns ícones para que fosse mais fácil para as pessoas verem de relance onde queriam ir.
  • Novo design de aba inspirado na produtividade: Guias. Nós os usamos todos os dias. Eles sinalizam onde você está, mas precisamos que eles façam mais trabalho. Tudo, desde transmitir informações sobre qual vídeo está sendo reproduzido até onde será sua próxima reunião do Zoom. Não é surpresa que mais de 50% das pessoas tenham 4 abas ou mais abertas. Nós redesenhamos essas guias para que elas flutuassem perfeitamente, e adicionamos os indicadores visuais, como bloquear vídeos de reprodução automática até que você esteja pronto para visitar essa guia. Nós separamos a guia do navegador para convidá-lo a mover, reorganizar e puxar guias para uma nova janela para se adequar ao seu fluxo, e organizá-las para que sejam mais fáceis de encontrar.
  • Nós silenciamos notificações: Sua experiência na web não deve ser atolada por um monte de notificações, e se você tem que ter um aviso sobre algo, ele deve parecer bom e não ser uma distração. Você verá os painéis consolidados para que você possa responder mais rapidamente e voltar ao porquê você estava online em primeiro lugar mais rápido. Reduzimos especificamente parte da frustração e re-solicitamos associados à entrada e saída das reuniões do Google Meet. Graças a esta interface pared down, você pode chegar a todas as suas chamadas e reuniões web com menos cliques.
  • Novo Firefox para iOS: E tivemos o cuidado de prestar atenção aos principais toques especialmente nos dispositivos da Apple. A melhor experiência de iPhone e iPad inclui uma interface de usuário avançada, otimizada e diferenciada do Firefox. Reduzimos as etapas para pesquisar em uma nova guia, aparecendo automaticamente o teclado, enfatizando a capacidade de fazer pesquisas rápidas com o logotipo do mecanismo de busca e adicionando o recurso de apêndice. Você verá uma navegação melhorada ao redor do aplicativo com novas visualizações de guias e moverá as guias sincronizadas para a bandeja de guias para melhor descoberta em qualquer dispositivo. Atualizamos elementos de design, como iconografia e itens de menu, nomeando para ser consistente em nossa área de trabalho e Firefox para plataformas Android.

17 bilhões de cliques nos levaram a criar um novo Firefox

Como você pode ver nos últimos meses, ficamos obcecados com tudo, desde os ícones que você clica até a barra de endereços até os botões de navegação e menus que você usa. Quando embarcamos nessa jornada para redesenhar o navegador, começamos dando uma olhada mais de perto onde as pessoas estavam gastando seu tempo no navegador Firefox. Precisávamos saber quais cliques levaram a uma ação e se as pessoas realizaram o que se propusemos a fazer quando clicassem. Durante um mês, olhamos atentamente para as partes do navegador que estavam "despertando alegria" para as pessoas, e as partes que não eram:

Aprendemos que havia uma oportunidade de criar um ambiente mais simplificado para levar as pessoas onde elas precisavam ir com menos cliques e distrações. Nosso objetivo era levar as pessoas ao seu destino mais rápido, com a menor quantidade de cliques. Com base em nossos dados de usuários, observamos como as pessoas usavam o Firefox para chegar aos seus destinos online:

Em um mês, há 17 bilhões de cliques no navegador Firefox. Desses 17 bilhões de cliques, havia três grandes áreas dentro do navegador que eles visitaram:

  • Tab Bar – Cerca de 43% dos cliques vão para a parte superior do navegador, onde podem abrir quantas guias quiserem
  • Barra de Navegação – Cerca de 33% dos cliques vão para a área abaixo da barra de guias onde as pessoas podem se mover para frente, para trás ou atualizar; e adicionar a URL na barra de endereços, bem como outras funções na barra de navegação
  • Marcador bar – Cerca de 5% dos cliques vão para a seção onde as pessoas marcam seu lugar frequentemente visitado

Outra área que observamos foi a área do cardápio. Anteriormente, tínhamos três menus: menu com clique com o botão direito do mouse, o menu meatball (aparece como três pontos no final da barra de endereços), e o menu de hambúrguer (aparece como três linhas paralelas na extrema direita da barra de endereços). Os dois menus populares eram o menu com clique com o botão direito do mouse e o menu de três linhas paralelas. As pessoas amam ou acreditam intuitivamente que o que precisam está no menu de cliques com o botão direito do mouse. Também vimos diferenças ao redor do mundo como:

  • Canadá – Recebe a coroa de eficiência com uma média de mais de 12 atalhos de teclado por usuário e cerca de 19 cliques com o botão direito por usuário.
  • França – Com uma média de cerca de 93 cliques por usuário, os usuários da França clicam mais dentro do navegador.
  • Grã-Bretanha – Sempre nos perguntamos qual país tinha mais acumuladores de guias? No Reino Unido, os usuários têm o maior número de guias abertas em cerca de 7% dos usuários que têm 16 ou mais guias abertas.
  • Índia – São os mais arrumados em termos de como eles usam navegadores com mais de 60% dos usuários tendo 3 ou menos guias abertas.
  • Estados Unidos: Descobrimos que eles estavam no topo da lista de países que gostam de ir às suas configurações e personalizar seu navegador.

Com esses insights queríamos criar um lugar que se sentisse fresco e moderno, e mantivesse coisas como ícones e menus fluindo de forma coesa. Isso significava usar design simples e linguagem fácil de entender para diminuir a carga cognitiva das pessoas, essencialmente levando-as mais rápido para os lugares que queriam ir. Também significava aposentar alertas e mensagens intrusivas para evitar uma experiência chocante e proporcionar um ambiente mais calmante. Ao longo desse processo, nossa extraordinária equipe de designers realmente pensou sobre as cores e a iconografia e queria torná-las mais refinadas e consistentes.

Nós tomamos o modo de navegação privada para o próximo nível

Projetamos o novo Firefox para garantir que usar um navegador com privacidade líder do setor seja sempre uma experiência convidativa. Para aqueles que navegam exclusivamente ou ocasionalmente no modo de navegação privada, levamos a privacidade a outro nível com as proteções de privacidade atuais. Em fevereiro, lançamos o modo de proteção total de cookies no modo de controle ETP (Enhanced Tracking Protection). Essa proteção de privacidade impede que os cookies o rastreiem pela Web, criando um pote de cookies separado para cada site. Hoje, a Total Cookie Protection já está disponível no modo de navegação privada.

O que vem a seguir para o Firefox

Estamos entusiasmados em compartilhar esta nova experiência do Firefox em seus dispositivos. Estamos planejando novos recursos emocionantes para lançar este ano que se basearão no moderno redesenho da web que este novo Firefox oferece. Não importa qual dispositivo você escolher para enfrentar a web no futuro, o Firefox estará lá para você. Compartilharemos mais detalhes assim que os tivermos.

Você pode baixar a versão mais recente do Firefox para seus dispositivos desktop e dispositivos móveis e se preparar para um novo visual.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firefox : Hello

Anunciando os vencedores do desafio de redesenho de realidade!